12 janeiro 2009

Esperando por Dias Melhores

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." (Lamentações 3:21)

Estava escutando por estes dias a música "Dias melhores" do Jota Quest. Uma música que fala de esperança. Fala sobre dias de paz, dias em que seremos melhores em tudo... dias melhores pra sempre. Remete-nos à esperança que as coisas irão melhorar, levando-nos a olhar para frente e almejar um futuro melhor.

Eu particularmente acho uma canção belíssima, com uma mensagem belíssima. Mas eu queria desafiar você, nesta primeira postagem do ano, a olhar não somente para o futuro esperando dias melhores, mas voltar sua mente ao passado. No texto citado acima há um desafio: buscarmos esperança no nosso passado. Mas não em qualquer fato ou acontecimento do nosso passado, mas a tudo àquilo que Deus tem feito por nós. Porque logo no versículo posterior Jeremias nos diz: "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade", versos 22 e 23. E o texto continua nos versos 24 e 25: "A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nEle. Bom é o SENHOR para os que esperam por Ele". Todo o capítulo 3 fala de esperança, em esperar em Deus. Por quê? Porque Ele é fiel. Jeremias chama o povo de Deus a recordar tudo o que Deus fez na história desse povo e diz: TENHAM ESPERANÇA EM DIAS MELHORES.

Vamos dar uma pausa e voltarmos um pouco no passado. Lá está Moisés, no monte Sinai, três meses depois de deixarem o Egito, prestes a receber os 10 Mandamentos. Deus simplesmente não lhe dá A Lei, mas se preocupa em dizer-lhe algumas coisas antes. Deus diz: "Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel" (Êxodo 19:4-6). Deus está dizendo ao povo: "Todos vocês, olhem para o passado, vejam o que fiz por vocês. Como cuidei de vocês, como vos guardei, como vos protegi, como vos carreguei como asas de águia. Ainda precisa de maior prova de amor? Então confiem em mim, ouçam a Palavra que deixo como instrução para vocês e tudo ficará bem. Não há o que temer". Em outras palavras Deus está dizendo: "tragam à memória a Minha fidelidade e o Meu cuidado, pois isso trará esperança pra vocês".

Como foi seu ano de 2008? Difícil em algumas coisas? E o seu começo de ano? Nossa, algumas dificuldades? Por que olhamos tanto para os problemas, as adversidades e esquecemos de ver o cuidado de Deus e a Sua maravilhosa mão em cada pequeno detalhe das nossas vidas? Paulo passou por todo tipo de situação, boa ou ruim. Passou por momentos de fartura e momentos de escassez; teve abundância, mas também viveu na necessidade. Mas ele diz que aprendeu a se alegrar no Senhor em tudo e em todas as coisas e diz a tão conhecida frase: "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Ele via além do problema, pois sabia que Deus estava no controle de todas as coisas. Ele viveu um contentamento verdadeiro.

No Salmo 92, versos 1 ao 4 lemos: "Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a Tua misericórdia e, durante as noites, a Tua fidelidade, com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa. Pois me alegraste, SENHOR, com os Teus feitos; exultarei nas obras das Tuas mãos". É de longe meu salmo predileto. Porque nos chama a sermos gratos a Deus pela Sua misericórdia renovada sobre nós a cada manhã e ao final do dia à sua fidelidade sempre constante e diária.

Voltando ao texto original, Lamentações 3:21, para nós o texto nos remete à nossa salvação, por meio da morte de Cristo na cruz. Isso nos traz esperança, fora tudo aquilo que Deus fez, tem feito e ainda fará em nossas vidas. O texto nos chama à pensar que, mesmo que tudo dê errado, que dificuldades nos sobrevenha, devemos olhar para cruz, o maior símbolo do nossa esperança. Vencemos a morte por meio da cruz de Cristo. Há maior esperança do que essa? Uma esperança futura, certa e eterna.

Esperando por dias melhores? Gostaria de te dizer uma coisa: eles serão! Não vou e nem posso dizer que não haverá dificuldades para você neste ano. Estaria mentindo. Eu sei que eu mesmo passarei dificuldades, mas meu coração está em júbilo. Por quê? Porque tenho trazido à minha memória cada situação que Deus tem cuidado de mim. Acordando e agradecendo a Sua misericórdia e ao final do dia louvando-O por Sua fidelidade. Vivendo o contentamento verdadeiro, pois sei que Deus pode todas as coisas e está presente em todas as situações, pois tenho visto a Sua mão atuante e sempre presente. Porque em todas as situações tenho me alegrado no Senhor. Porque eu trago à minha memória o Seu cuidado e fidelidade e isso me traz esperança de dias melhores. Não é a minha força, nem minha suficiência ou minha capacidade de tomar decisões ou superar adversidades. É a minha esperança nEle, meu refúgio e fortaleza, meu Senhor e Salvador... A quem eu temerei? Dias melhores para você.


Salmo 27
Anelo pela presença de Deus
Salmo de Davi

1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
2 Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem.
3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.
4 Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no Seu templo.
5 Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no Seu pavilhão; no recôndito do Seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.
6 Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No Seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao SENHOR.
7 Ouve, SENHOR, a minha voz; eu clamo; compadece-Te de mim e responde-me.
8 Ao meu coração me ocorre: Buscai a Minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a Tua presença.
9 Não me escondas, SENHOR, a Tua face, não rejeites com ira o Teu servo; Tu és o meu auxílio, não me recuses, nem me desampares, ó Deus da minha salvação.
10 Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.
11 Ensina-me, SENHOR, o Teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam.
12 Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade.
13 Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes.
14 Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Samuel! Também acho linda a música do Jota Quest. E sempre que ouço, lembro que os melhores dias o Senhor tem preparado para nós!

Abraço! PAZZZ!

Postar um comentário

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e , sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem."(Efésios 4:29)

Powered By Blogger